15 maio 2017

Como a criança se torna responsável?

A responsabilidade é algo gradual, que requer dedicação para que se firme na criança.

Imagem: Pinterest


Para que ela desenvolva a responsabilidade os pais devem desde pequenos inserir deveres à criança. Arrumar seu quarto, brinquedos, guardar suas próprias roupas, organizar sua mochila...

Tem uma tabela na internet que ajuda a gente ter uma noção do que a criança pode fazer de acordo com a idade.

Ilustração: Pinterest

É claro que cada família conhece a criança e adapta a sua realidade, mas um ponto que acredito que seja muito importante é algo que minha mãe ensinava. Tínhamos uma ajudante em casa diariamente, mesmo assim minha mãe ensinava que as nossas coisas pessoais a gente é que tem que cuidar. Não importa se tem algum tipo de ajuda em casa.

Com isso, meu quarto, minha cama, meus pertences... sempre era eu que arrumava. Isso além de responsabilidade, faz a criança valorizar e zelar com o que é seu.

Outro ponto importante é ensinar que a criança precisa cumprir sua palavra. Aquilo que ela diz que irá fazer, deve cumprir. 

E aí é que entra o nosso papel como pais! Como disse em outro post (clica aqui para ver), a criança aprende mais pelo que vê do que falamos a ela. Se queremos que nosso filho seja responsável, mas não somos... se queremos que a criança seja responsável com horários, mas nunca somos... se queremos que a criança seja estudiosa, mas não fazemos o nosso trabalho com dedicação.... ela não aprenderá nada do que a ensinamos. Temos que primeiro ser exemplo, para depois ensinar!

Comente aqui embaixo suas estratégias para que a criança seja responsável!

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto


Nenhum comentário:

Postar um comentário