13 março 2017

Por que o desenho que a criança faz é importante?

Sempre amei observar as crianças fazerem desenhos. Você já percebeu como ela interage com o seu próprio desenho?

Gosto tanto desse tema que escrevi sobre isso no meu Trabalho de Conclusão de Curso da faculdade.

Muitas pessoas, até mesmo professoras, dizem que o desenho é uma preparação para a alfabetização. Mas vai muito além disso.

Através do desenho, demonstra como entende o objeto desenhado e não apenas como o vê. Além de mostrar suas ideias e sentimentos. Utilizando o desenho como uma forma de comunicação.

Imagem Gente de Mente


O desenho ajuda a criança expressar suas inquietudes e imprimir o que aprendeu.

Para a criança o processo da criação é mais importante do que a ação final. A criança fala enquanto desenha, cria personagens...

É importante que nós adultos não criemos regras, tornando uma atividade maçante, querendo direcionar desenho e cores... para que a criança não perca a oportunidade de descobrir, imaginar e criar.

Quando a criança mostra o seu desenho pronto, podemos perguntar e conversar sobre o desenho, não criticar ou julgar o desenho. A não ser que realmente seja preciso (se desenhar algo ruim socialmente por exemplo). 

Se você gosta de expor o desenho da criança pela casa, varie os desenhos expostos. Para que a criança não pense que somente um determinado tipo de desenho que ela fez é bonito.

Desenhos prontos são ótimos como uma atividade relaxante e para que a criança entenda os limites para colorir. Mas não deve ser parâmetro para um desenho correto ou bonito e assim cortar sua criatividade.

Lembre-se que quanto mais criativo, mais imaginação a criança tem, o que a ajuda futuramente a se tornar uma adulto criativo ao resolver seus problemas e a saber lidar com situações diversas da vida.

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto

Nenhum comentário:

Postar um comentário