27 março 2017

Como ajudar os filhos nas provas e trabalhos

Quando nossos filhos começam a ter provas e trabalhos, nós  é que ficamos cheios de tarefas e responsabilidades. Não é verdade?

Com as crianças menores (nas séries inciais do ensino fundamental) a responsabilidade com estudo e entregas de trabalhos ficam mais para os pais mesmo. A criança não tem noção de tempo, por isso precisamos ficar atentos as datas que a escola coloca para provas e entregas de trabalho.

Em primeiro lugar, para não esquecer coloco todas as datas no meu planner (como mostrei aqui), assim não esqueço de nada.

Imagem Pinterest


Em segundo lugar, não adianta pressionar a criança para que ela se torne responsável. Na escola da minha filha, no ano passado, quando iniciou as provas, as crianças nem sabiam o que era uma prova, mas choravam e falavam que estavam com medo porque os pais tinham dito que prova era difícil, por isso tinham que estudar muito.

Se você mostrar responsabilidade com as datas, ajudar a criança no estudo e trabalhos de forma tranquila, naturalmente ela irá se tornar responsáveis com seus compromissos escolares.

É importante explicar para seu filho que provas são para a professora ver se eles estão aprendendo. É óbvio que exames escolares avaliam o conhecimento, as vezes não da melhor forma, mas a criança precisa entender que na prova irá ver apenas atividades que já realizou em sala. 

Quanto aos trabalhos, não se iluda. A professora sabe quando os pais fizeram sozinhos ou quando realmente a criança fez/ajudou a fazer os trabalhos.

Ano passado minha filha tinha que fazer uma maquete da nossa casa usando sucatas. Deixei que ela escolhesse os materiais, tivesse as ideias... ajudei somente com recortes e cola quente... mas tinha crianças na sala dela que levou maquete que parecia ter sido feito por arquiteto e teve crianças que reclamaram que os pais não deixaram a criança ajudar em nada.

É trabalhoso, mas a criança (obviamente) tem que fazer parte de todo processo do trabalho e os pais apenas ajudarem naquilo que a criança não consegue fazer.

Faça que esse momento seja um tempo divertido entre vocês, comece a fazer com antecedência para não fazer de forma corrida ou estressante para você e a criança

Mais alguma dica? Deixe no comentários! Se quiserem dicas de como ajudar no dever de casa, deixei aqui.

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto

Nenhum comentário:

Postar um comentário