03 fevereiro 2017

A importância da Educação Infantil

Quando era pequena educação infantil era chamada de pré-escola. Como se fosse um espaço para a criança ficar enquanto não tinha idade para o ensino fundamental ou primário como era chamado.

A grande questão, que ainda é a forma de muitos pais pensarem, que o importante é aprender ler e escrever. Por isso, vejo muitos dizendo em colocar seu filho numa "escolinha" qualquer enquanto pequeno e quando for para o ensino fundamental, pensa numa boa escola.

Grande engano! Como falei no post sobre a escolha da primeira escola (clica aqui para ver), a Educação Infantil tem grande importância e reflete em toda a vida de uma pessoa. É nela que a criança aprender a socializar, respeitar o próximo, a enfrentar problemas, desenvolve sua inteligência emocional (como falei aqui) e por aí vai...



Você já deve ter ouvido falar que a criança aprende brincado. Por isso, na educação infantil com as brincadeiras a criança aprende a socializar e as habilidades necessárias para conhecimentos futuros, para a escrita, leitura, habilidades motoras...

Mas um fator que acho muito importante são os valores que a criança aprende. Na escola que a Cecília está estudando (falei sobre a adaptação no post anterior), numa primeira reunião para falar sobre a escola e e a sua Educação Infantil, a coordenadora falou sobre algo que acredito muito como mãe e educadora. 

Ela relatou que no ano passado um aluno do colégio passou em primeiro lugar em medicina, mas de nada adianta a escola formar grandes profissionais se este não souber tratar bem seus pacientes, não souber respeitar o próximo, não ter compaixão daqueles que precisam... e isso as crianças aprendem na fase que estão estudando na educação infantil. Daí, para mim, sua maior importância.

Você pode ensinar esses valores ao seu filho (pode e deve), mas na escola com crianças e adultos diferentes a sua volta (sem você por perto), ele conseguirá viver essa prática e internaliza-la, para assim usá-la para toda sua vida.

Espero não ter cansado vocês de tanto ler! Amo falar sobre essa fase da criança!

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto

Nenhum comentário:

Postar um comentário