16 dezembro 2016

Como estimular o bebê a engatinhar

Um bebê engatinhando não é só fofo, é o primeiro modo da criança se locomover sozinho e ajuda no fortalecimento dos músculos da perna para posteriormente andar.

Não existe uma idade certa para o bebê começar a engatinhar. Normalmente começa a pelo menos a se arrastar com 7 meses.

Já vi algumas mães reclamando que o filho estava chegando perto do primeiro ano e ainda nem se arrastava, mas não deixavam a criança no chão. É claro que cada bebê tem o seu tempo, mas é importante estimular a criança com atividades simples.

Em primeiro lugar, deixe a criança no chão. Não tem como ela se desenvolver se ficar o dia todo no carrinho ou berço. Se você não sente à vontade em deixar a criança diretamente no chão, posso te dar duas opções. 

A primeira delas é o cercadinho (ou chiqueirinho como diz em Minas Gerais). Algumas pessoas não gostam e criticam o uso do cercadinho, mas não entendo como uma mãe pode ficar sem. É um modo da criança ficar segura em casa, você poder fazer as atividades domésticas com tranquilidade e é um ambiente na qual a criança se sente estimulada.

Para vocês terem ideia a Cecília começou usar o cercado com 3 meses (para a criança se acostumar é importante coloca-la bem cedo), colocava brinquedos coloridos para ela observar e tentar alcançar.

Com 5 meses ela estava engatinhando e com 6 ficava em pé. O cercado é ótimo para isso!

R$199,90 - Tricae


Outro material interessante para a criança não ficar diretamente no chão, é um tapete emborrachado próprio para as crianças. Esse tapete você encontra em lojas especializadas em enxoval de bebê ou em lojas que vendem tapetes.

R$159,90 - Tricae


Agora que você tem os utensílios para deixar seu filho mais à vontade para explorar o mundo, vou te dar algumas dicas que como estimular a engatinhar.

1- Alcançando objetos - Pegue algum objeto que o bebê goste e deixe um pouco distante. Primeiro o bebê vai tentar pegar se arrastando, quando começar a fazer isso, o coloque na posição de engatinhar para que ele comece a pegar o objeto com essa postura.



Cecília com 5 meses

2- Brincadeira do rolo - Enrole uma toalha ou lençol, segure o bebê pelo tronco e coloque sobre ela. Asim a criança irá se movimentar para frente e para trás.

3- Obstáculos - Faça obstáculos para que a criança tente passar. Pode ser sua perna, almofadas, túnel de cadeiras. Sempre colocando um brinquedo ou objeto que o bebê queira pegar.

Gostou das ideias? Não esquece de comentar!

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto



Nenhum comentário:

Postar um comentário