19 dezembro 2016

Baby Blues! O que é isso?

Quando estamos grávidas o que mais queremos é a chegada do bebê, ver o rostinho, sentir sua pele e assim viver o momento sonhado muitas vezes por anos.

O que algumas não esperam é que esse momento ao invés de alegria, seja cercado de angústia e tristeza.

É muito comum que algumas mães, no pós-parto, sintam-se irritadas, tristes e com vonatade de chorar. É chamado de blues puerperal ("Blues" em inglês quer dizer tristeza).

Imagem Pinterest


Muitas vezes não há motivo. As alterações hormonais pós-parto, podem causar e a mãe nem entender porque isso está acontecendo.

Em alguns grupos de maternidade perguntei se alguma mãe tinha passado por isso e como fizeram para superar. O que percebi é que como a maioria de nós, sentimos culpa por algum motivo: não conseguir amamentar, o bebê ter alergia do leite maternos, sentir-se cansada demais, sentirmos sozinhas...

Parecem até motivos bobos ao ler, mas quem passou por esse período sabe que é uma mistura de sentimentos: cansaço, medo, insegurança... e podem acarretar nesse sentimento.

Sabe o que é engraçado! Todas que compartilharam suas histórias, disseram que superaram da mesma forma. Superando através dos próprios pensamentos. Tentando pensar que estava fazendo o melhor como mãe!

É o que sempre digo: "Mesmo errando, erramos tentando acertar".

Para a família, o melhor é o apoio. Não só incentivos, mas principalmente ajudar fisicamente. Ficar com o bebê para a mãe dormir mais um pouco ou comer ou tomar banho... seja o que ela tiver vontade...

Espero ter ajudado com esse post! Se você que está lendo está passando por isso e não está conseguindo melhorar, peça ajuda!

Se quiserem comentar compartilhando sua história ficaremos felizes! Todas as histórias ajudam outras pessoas que passam pela mesma situação.

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto

*Obrigada a todas que compartilharam suas histórias e experiências!

Nenhum comentário:

Postar um comentário