14 novembro 2016

A Criança e a Internet

Nos dias atuais não tem como fugir da era tecnológica em que vivemos. Para falar a verdade, ainda que esteja presente em todos os lugares, fico apavorada quando vejo crianças de 3, 2, até 1 ano usando tablets, celulares...

Muitos reclamam que as crianças de hoje não brincam de verdade, mas vejo os próprios pais incentivando à criança ficar somente no computador.

Entendendo bem o porquê disso acontecer. Temos que lembrar que atualmente dificilmente podemos deixar nossos filhos na rua brincando. Com isso, o lugar de brincar tem sido dentro da própria casa. Não querendo "barulho", "bagunça", principalmente os que moram em apartamento, acabam tendo como uma alternativa mais tranquila colocar a criança, mesmo pequena, na frente da tela do computador.

Não estou dizendo que seja errado o uso do computador (apesar que crianças muito pequenas acho que seja), mas é preciso moderação, limites e atenção.

É muito difícil dizer a partir de qual idade permitir, quanto tempo deixar... a internet é algo novo... com isso muitos ficam perdidos quanto ao uso.

Imagem: Pinterest

Confesso que sou um pouco rigorosa quanto ao uso da internet. Minha filha de 7 anos segue uma rotina aqui em casa. 

Pela manhã, após fazer o dever da escola, é hora de brincar. Brincar mesmo! Com os brinquedos! Brinca de casinha, Barbie, massinha, Chef de cozinha... o que ela quiser. 

À noite após a aula, pode ver televisão (ela gosta dos desenhos do Gloob e Disney Junior) e nesse momento fico com ela assistindo. Por que? Porque mesmo sendo desenho, alguns não passam uma mensagem boa. Por isso, fico do lado. Se achar que algo está errado, converso com ela. (Já viram o desenho da Peppa? O irmão dela é muito mal-educado). Após os desenhos ela lê ou leio antes de dormir.

Aí você me pergunta? E computador, internet, jogos no celular? Ela só pode jogar e ver vídeos na internet nos fim de semanas e feriados. Sendo que somente sites que eu conheça.

Pode ser muito rigoroso, mas tem dado certo aqui em casa. Se você dá mais abertura para internet na sua casa ou seu filho é mais velho (porque sei que aos poucos terei que ir liberando mais a internet por aqui)... quero deixar algumas dicas:

* Deixe o computador conectado à Internet em local de uso comum na casa, para supervisionar com facilidade. 
* Estipule quais sites seu filho poderá entrar e quanto tempo poderá ficar.
* Redes Sociais é de uso adulto. Se o seu filho faz uso, não permita conversas com estranhos e que exponham informações pessoais.
* Existe um site brasileiro chamado SaferNet que ajuda as pessoas quanto ao uso na internet. Nele é possível fazer denúncias de crimes virtuais e também possui orientações de segurança. 


Espero que essas dicas possam ter ajudado! Se você tem outras dicas para os pais aqui, coloca nos comentários, vamos amar trocar ideias!

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto.


Um comentário:

  1. Aqui em casa também funciona assim, Internet só aos fins de semana e feriados, mesmo assim com tempo limitado!

    ResponderExcluir