30 setembro 2016

Você sabe o que é Hiperlexia?

Você já ouviu falar numa síndrome chamada Hiperlexia? 

As principais características de uma criança com hiperlexia é a capacidade de leitura precoce, dificuldade no desenvolvimento na linguagem oral e falta de socialização.

Crianças hiperléxicas conseguem ler entre 18 e os 24 meses, sem que alguém tenha ensinado. Lê as palavras de cabeça para baixo ou qualquer posição. Demonstra fixação com letras e números. Muitas vezes não consegue falar muitas palavras, mas lê sem dificuldade alguma.

Normalmente tem dificuldade em socializar-se, pensa que o mundo é dele. Isso a torna uma criança mais geniosa (do que possa ser nessa fase) e inflexível; trazendo situações bem constrangedoras.

Imagem; Pinterest


A Hiperlexia é um transtorno de linguagem, não comportamental. Quanto mais conseguir desenvolver sua linguagem, mais amenizará tais sintomas.

Professores e pais devem ter muita paciência, deixar a criança calma e tranquila para conseguir desenvolver mais sua linguagem. Utilizar algo que a criança goste ajuda no seu desenvolvimento. Por exemplo: se a criança gosta de um personagem de desenho animado, insira nos exemplos, palavras ensinadas...

Assistência de um fonoaudiólogo e psicologo pode direcionar  e auxiliar os pais e professores.

Você conhece alguma criança com essas características? Conte para a gente nos comentários!

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário