26 setembro 2016

Falando sobre ansiedade infantil!

A ansiedade é algo presente em várias pessoas. Uns conseguem controlar, outros não.

Quando percebemos isso nas crianças, temos que tentar amenizar, fazer com que saibam lidar com as situações.

Aqui em casa, minha filha mais velha é BEM ansiosa. Fui criando estratégias para amenizar e fazer com que ela saiba lidar com as situações que aparecem.



Isso piorou com a chegada da irmã. No fim de semana que a Cecília chegou em casa, ela ficou com febre e a garganta inflamou e voltou a ficar doente por quatro vezes no período dos primeiros dois meses da Cecília.

Com isso, percebi que todas as vezes que ela tinha alguma programação: apresentação na escola ou ballet, uma festa... ela ficava com febre e garganta inflamava.

A pediatra disse que ansiedade não tem poder para inflamar a garganta, mas abaixa a imunidade e com isso a criança fica doente com mais facilidade.

Para mim isso virou um desafio! Não poderia aceitar que ela ficasse doente todas as vezes que sua vida saísse da rotina.

Em primeiro lugar, para que a Míriam não fique ansiosa com programações que vamos fazer (festa, viagem, passeio...) contamos a ela na véspera de acontecer. Assim, ela não tem tempo de ter tanta ansiedade.

Quando é alguma programação que ela já sabe que terá (como apresentação na escola ou ballet), tento ensina-la a ficar calma. Normalmente quando ela fica extremamente ansiosa com algo, diz que está passando mal, que vai vomitar, que não consegue respirar... ensinei, então a respirar fundo e a pensar em coisas boas. Isso a tira do foco, acalma e logo passa o mal estar.

Em datas que ela espera com ansiedade, como: aniversário dela ou natal, faço um calendário de quantos dias estão faltando para chegar a data e coloco na nossa geladeira. Todo dia quando ela acorda, risca o dia. Assim, ela compreende quanto tempo falta para chegar a data esperada e não fica ansiosa. Essa técnica é muito importante porque a criança não tem noção de tempo.

Se para nós dizer que o Natal está chegando por faltar 3 meses, para criança esse tempo é uma eternidade. Por isso fazer o calendário a ajuda a entender o tempo e não ficar ansiosa.

Ensinar a criança a esperar também é um ótimo aprendizado. Quando damos tudo rápido e na mão da criança em casa, ela fica com dificuldade de saber esperar quando a levamos no supermercado, restaurante, shopping... 

Ensine-a a esperar e também a ter tempo ócio. A criança precisa aprender a ficar também sem fazer nada. As vezes, como pais, achamos que temos que preencher o tempo da criança a todo momento, mas saber também não fazer nada é aprendizado. A faz mais equilibrada, descansa o cérebro e ajuda em sua criatividade.

Você tem alguma dica para nos dar? Escreva nos comentários!

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário