26 agosto 2016

Toda criança precisa aprender a ser independente

Pode parecer difícil ensinar a criança a ser independente, seja por proteção, por apego ou por o vermos sempre como bebês.

Mas ensina-los a serem independentes é de extrema importância. Os fará serem mais seguros e confiantes.

É claro que toda criança precisa de proteção, mas sem excessos. Devemos cuidar e observar à distância seu crescimento.

Aos poucos podemos inserir atividades/tarefas para que eles cumpram e aos poucos vai virando rotina.

Ao invés de fazer tudo por eles, devemos ensiná-los e valorizar cada esforço. Seja ensinando a amarrar o calçado, a fechar o zíper da blusa... Assim, entendem que não precisam pedir para que os pais façam tudo, que primeiro podem tentar fazer sozinhos.

Um fator importante é a responsabilidade. Quando aprender a ser responsáveis, aprendem a ser independentes. Por isso, deixe que seu filho participe das atividades diárias da casa. Pequenos atos como retirar os partos da mesa, colocar roupa suja no cesto, guardar os brinquedos... o ajudarão a entender que cada um deve cuidar do que é seu.

Para ajudar a terem uma ideia do que podem fazer a cada idade, essa semana uma amiga me mandou essa imagem que mostra o que as crianças, a cada idade, são capazes de fazerem.

É claro que essa tabela é para ter uma ideia. Por exemplo: tem atividades que minha filha ainda não executa de acordo com o quadro, mas já faz algumas coisas da idade acima da dela.

O ideal é que você como pai ou mãe, que conhece seu filho, perceba o que ele é capaz e pode avançar.

Sei que as vezes a independência do filho pode parecer que ele não precisa mais de nós. Porém criamos os filhos para conquistar o mundo e tê-los seguros, confiantes será nossa maior recompensa!

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto

Nenhum comentário:

Postar um comentário