08 agosto 2016

A importância do esporte na infância

Em meio às Olimpíadas (que eu amo), é lindo ver o envolvimento e interesse das crianças. É uma ótima época para ser estimulado o interesse das crianças pelo esporte.

O esporte é muito importante no desenvolvimento da criança. Ajuda a desenvolver o desenvolvimento físico, motor e na sua socialização.

É claro que ao pensar em praticar um esporte, imaginamos que a criança está fortalecendo seus músculos, sistema ósseo, mas o que acho mais importante é no desenvolvimento social. O aprendizado de se trabalhar em grupo, respeitar as regras, o próximo...



Para ser um momento saudável para as crianças, é importante que os pais pensem antes se o esporte é adequado a idade e desenvolvimento da criança, se ela se interessa em fazer e não um imposição/sonho seu. A criança precisa ter prazer em fazer a atividade escolhida. 

Outro aspecto que acredito ser extremamente importante é o fato de que atividade demais acaba prejudicando a criança. Esporte é para ser prazeroso! É para a criança ficar feliz ao pensar que vai exercê-lo naquele dia. Escolha uma ou duas atividades para a criança fazer.

Uma dica se quiser colocar em mais de um esporte, é procurar colocar em um que exija mais fisicamente e outro que seja mais "tranquilo". Assim, a criança não se sentirá sobrecarregado.

Para terminar quero lembrar que o esporte, como disse, deve ser algo prazeroso. Caso a criança participe de alguma competição, não exija demais. Elogie a dedicação; elogie os avanços.

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário