01 agosto 2016

5 Dicas para escolher a primeira escola do seu filho

É chegar o segundo semestre que muitos pais começam a pensar, pesquisar, planejar e até se apavorar ao pensar colocar o filho na escola no ano seguinte.

Como sou professora, muitos me perguntam como escolher uma boa escola para o filho. Por isso, também quero dar algumas sugestões para você que está lendo.

1 - Educação Infantil é importante! - Aliás, a fase mais importante. Quero fazer um post só falando sobre isso, mas é preciso que você entenda que a educação infantil é extremamente importante para o desenvolvimento da criança e interfere em toda sua vida escolar. Por isso, não pense: "Enquanto é pequeno, coloco em qualquer 'escolinha'. Depois penso numa escola boa de verdade".

2 - Faça sua lista - Antes de sair em procura de escola ou pedir indicação daquela sua amiga, façam uma lista com o que é prioridade para você em uma escola. Coloque por ordem de prioridade! Do que é essencial para o que é de menos importância. Isso ajuda a eliminar as que não cumprem com suas expectativas!

3 - Em harmonia - Após fazer a sua lista, procure escolas que tem a ver com a sua família. Com aquilo que ensina aos seus filhos; ao estilo da família.
Imagem Pinterest

4 - Antes da visita, pesquise! - Antes de ir efetivamente às escolas, pesquise qual a filosofia, metodologia, rotina... dos colégios. Hoje em dia, a maioria das escolas tem site e nele vem mostrando tudo isso. Inclusive, as atividades extracurriculares, festas etc... Caso a escola não tenha site, toda escola tem que ter um Projeto Político Pedagógico (PPP), nele tem que ter incluído tudo o que você precisa saber do colégio. Peça na escola para ler!

5 - Está na dúvida? - Você está na dúvida entre duas ou mais escolas? Leve seu filho para conhecer. Ele é o melhor termômetro de como se sentiu mais à vontade. Não estou dizendo para dar o poder de escolha a uma criança, mas você conhece seu filho e perceberá onde ele sentiu-se mais feliz!

Uma dica extra é você ir na entrada ou saída dos alunos no colégio e conversar com algum pai. Poderão tirar suas últimas dúvidas para a escolha!

Lembre-se que não há escola perfeita, mas a que mais adéqua as necessidades de seu filho e que a adaptação é mais difícil para nós, pais, do que para as crianças. Mas isso é assunto para depois!

Espero que as dicas tenham sido boas! Mas alguma dica? Escreva nos comentários!

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário