11 julho 2016

Como educar as crianças para pararem de reclamar de tudo!

Sabe aqueles adultos que reclamam de tudo? Que nada está bom? É difícil conviver com pessoas assim, não é?

Muitas vezes pessoas que murmuram por tudo começam na infância. Como pais temos que "cortar" esse mal hábito desde cedo.

Conforme a criança vai crescendo, o desejo de que as coisas sejam do jeito que querem também vão crescendo. As vezes ao contrariarmos, ficam desapontadas e começam a reclamar e a murmurar. Se não tentarmos desde do início interromper esse hábito, chegam ao ponto de fazer birra, gritar e até bater. Já viram crianças assim?

A criança é muito inteligente. Mesmo um bebê entende quando você diz não ou sim. Por isso, não importa sua idade, você pode fazer com que pare com esse mal hábito.

Imagem: Pinterest

Primeiramente, é preciso que você mantenha a calma. Se a criança está agitada, reclamando e você fica também irritado, as chances de piorar as coisas são grandes. Lembre-se que a criança externa o que está sentindo, as vezes de maneira errada por estar em formação. Não é algo pessoal.

Mantendo a calma, olhe nos olhos da criança e explique o que está acontecendo e como ela deve agir. É importante para a criança, não importa qual sua idade, que entenda porque você está mandando ela fazer algo ou não permite algo que ela queira. Isso a faz sentir-se mais segura. Percebe que você está zelando por ela e não simplesmente dando ordens autoritárias. 

Minha filha sempre que está com sono ou cansada, chora sem motivo, reclama de tudo... é importante que eu entenda que ela está debilitada pelo cansaço, mas ela também precisa compreender que as pessoas não tem culpa dela estar dessa forma e tento ensina-la como agir.

É muito importante que você não ceda! Se seu filho já utiliza de birras, gritos, chutes... para conseguir algo, se você ceder ao que ela está querendo vai saber que sempre pode agir dessa forma para conseguir o que quer. Quando você parar de fazer a vontade da criança mesmo que faça birra, a criança entenderá que não poderá mais usar esse artifício.

O elogio é sempre a melhor arma! Quando a criança tem atitudes favoráveis como: obedecer sem reclamar, não fazer birra quando você diz que não vai comprar algo, não reclama quando você diz que está na hora de ir embora da festinha do colega... elogie! Diga que está feliz porque a criança teve uma atitude certa. Com certeza irá querer repetir para que você fique feliz!

E você? Tem mais alguma dica? Compartilhe com a gente nos comentários!

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto.

* Aqui e no YT estou atrasada com os relatos da gravidez e o desenvolvimento da bebê, mas no Instagran sempre mostro e dou algumas dicas. Segue lá: https://www.instagram.com/lupiresalvim/

Nenhum comentário:

Postar um comentário