27 junho 2016

Mãe de Segunda Viagem: 5 Dicas para um enxoval barato

A melhor parte da gravidez é preparar o enxoval! Depois que a gente fica sabendo se o bebê é menino ou menina, já corremos querendo comprar tudo!

Mas há uma grande diferença na preparação do enxoval do primeiro bebê para o segundo.

No primeiro, além de não ter experiência, o sonho em ser mãe fala mais alto e queremos comprar tudo que vemos na frente. Porém, quando temos o bebê vemos que as vezes não foi um enxoval prático ou talvez comprou coisas demais que nem usa....

No segundo queremos ser mais práticas, comprar o essencial. Por isso, quero dar 5 dicas práticas para comprar um enxoval bonito, mas barato.

1- Faça uma lista com as prioridades - No primeiro enxoval, achava que antes do bebê nascer tinha que comprar tudo que estava naquelas listas que nos fornecem em lojas ou sites de bebê. Mas aquela lista geralmente tem utensílios para até os 6 meses do bebê. Não é necessário comprar tudo de uma vez.

Na segunda gravidez, então, listei prioridades. Pensei: "Se o bebê nascesse hoje o que precisaria ter em casa". Assim, comprei o que realmente precisava e depois fui acrescentando com o que gostava ou achava bonito.

Dentro das prioridades, é interessante pensar que existe coisas que são úteis, mas não são essenciais. Por exemplo: almofada de amamentação. É algo útil, porém pode ser substituído por um travesseiro (o que preferi). 

Nessa foto está a minha primeira filha, a Míriam. Depois da mamada ficava dormindo no travesseiro em cima do meu colo. Quando pequenos fica como uma caminha.


Outro exemplo: Poltrona de amamentação. Antes de ter filhos achava lindo ter uma poltrona, mas além de muitas pessoas me falarem que mal usaram, fiquei pensando que acabaria não usando já que não consigo ficar parada fazendo somente uma coisa. Então, não comprei e acabava amamentando na sala, vendo algum seriado.

Nessas listas aparece até termômetro para a água. Se não é o sonho da sua vida ter um, use o método antigo mesmo de colocar o cotovelo para ver a temperatura da água.

Por isso, antes de comprar pense no que é essencial para você. Assim, não comprará algo que vai acabar não usando.

2- Leve uma pessoa experiente - Quando for comprar, leve uma pessoa que confie e que seja experiente. Mesmo na segunda gravidez, pedi para minha mãe ir comigo comprar o que tinha listado. Ela me ajudou a ver o que tinha colocado pouco ou muita quantidade, me lembrou de coisas que esqueci.  Afinal, duas cabeças pensam melhor do que uma.

3- Compre de acordo com estação - Se o bebê vai nascer em época de calor não precisa comprar muitas roupinhas de inverno (compre somente para as primeiras semanas). E ao contrário também vale; se vai nascer no inverno não precisa comprar macacões de verão.

4- Aproveite as promoções de mudança de estação - Sempre que muda a estação as lojas entram em promoção. Se a promoção são de roupinhas de inverno, calcule mais ou menos o tamanho que seu bebê estará usando nessa época e compre algumas peças.

Comprar em sites chineses também vale a pena, mas como demoram a chegar, compre tamanhos maiores. Assim, quando chegar estará na época do bebê usar.

Brechós também são ótima pedida. Roupas de bebê são poucos usadas, por isso encontramos roupas praticamente novas em brechós com um custo bem pequeno.

Essa é a Cecília. Este macacão comprei no AliExpress. Paguei mais ou menos R$20,00
O tamanho dele é de 3 meses, mas ainda serve nela (ela fará 9 meses amanhã)


Essa saída de maternidade, comprei para a Cecília em um brechó. O macacão com a manta foi R$37,00. Achei super barato e estava com etiqueta. Não havia sido usado.


5- Essa é melhor dica que posso dar.... CURTA O MOMENTO!!! - Cada fase da gravidez, cada fase do bebê.... tudo passa muito rápido. Por isso, faça com que cada fase seja a melhor que está vivendo!

Espero ter ajudado com essas dicas! Na verdade ia gravar um vídeo! Acho que falando conseguiria explicar melhor, mas ainda não consegui gravar.... mas vou voltar o canal! Esperem que tenho muitas ideias!!!!


Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário