01 junho 2016

Atividades (algumas) para bebês de 0 a 1 ano

Nos últimos tempos percebo que os pais tem se interessado mais em estimular o desenvolvimento dos seus filhos desde o nascimento.

Isso é maravilhoso! Até os dois anos, o cérebro atinge 80% do tamanho adulto. Seu desenvolvimento é constante. É crucial estimular as áreas do lobo frontal associadas a linguagem, movimento, cognição e solução de problemas. Os resultados refletirão por toda a vida.

Vale lembrar que quanto menor for a criança, menor deve ser o tempo de estímulo. Com bebês, como aprendem muito em um tempo curto, o ideal é pouco tempo. Pode separar 5 minutos pela manhã e pela tarde. Para nós é pouco tempo, para eles é muito.


Quero deixar aqui algumas sugestões de atividades/estímulos simples que vocês podem fazer em casa utilizando materiais que tem em casa.

* Deitar o bebê com a barriga para cima e fazer movimentos de dobrar e esticar as pernas, tentando encostá-las na barriga. Faça movimentos bem devagar e no máximo 4 vezes. Cante alguma música calma, acompanhando os movimentos.

* Com os braços, faça movimentos de dobrar e esticar. Com um brinquedo de borracha que a criança tenha, estimule a fazer movimentos de abrir e fechar apertando o bichinho.

* Caso a criança ainda não senta, coloque-a apoiada com uma almofada, movimente um objeto no alto, e estimule o bebê a erguer a cabeça e os braços em direção ao objeto.

* Em frente a um espelho, sentar a criança e estimular movimentos de levantar os braços e inclinar o corpo.

* Estimule a amassar e rasgar papeis diversos.

* Estimule a acenar com as mãos.

* Cante músicas fazendo gestos.

* Conte histórias (mesmo que não entenda, a criança entende a entonação que lhe é contada a história).

Essas são algumas atividades simples, se quiserem posso trazer mais atividades. É só comentar!

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto.












Nenhum comentário:

Postar um comentário