18 maio 2016

Óculos Infantil: Como escolher e como ajudar na auto estima da criança

No post anterior expliquei um pouco como descobrimos que minha filha precisaria usar óculos. Apesar de que imaginava que ela poderia precisar, fiquei preocupada como ela ia lidar com isso.

Antigamente óculos era sinônimo de pessoa feia e alvo de zombaria por parte dos colegas. Hoje, óculos é um acessório comum e até fashion.

A primeira coisa que procurei fazer foi explicar para ela o por quê ela tinha que usar e que nós íamos procurar um óculos que a deixasse ainda mais bonita.

Na hora de escolher procuramos uma armação que fosse confortável e que ela gostasse. Preferimos as de acetato (que parece um plástico) porque as de metal são mais frágeis e podem machucar no nariz por causa das plaquetas. Querer que ela gostasse do óculos é um fator muito importante. Não adianta empurrarmos algum que a criança não goste. Com certeza, depois, não irá usar.

Uma estratégia que uso para induzir a escolha, é separar dois que gostei mais e deixar que ela escolha. Assim, na cabeça dela, ela escolheu sozinha.

A conversa e o incentivo a auto estima que demos a ela teve efeito. Ela amou usar óculos e falava que seria a aluna mais fashion da escola, já que nenhuma colega usava.

Nos desenhos, ela passou a desenhá-la de óculos. Passou a fazer parte de sua identidade.



Acredito que nossas atitudes fazem total diferença para que a criança se sinta bem com óculos. Não adianta dizer que está linda de óculos e depois dizer que quando crescer poderá usar lente de contato. É contraditório! 

Aliás, me irrita quando perguntam se ela usará lente de contato quando for adulta ou se fará cirurgia. Ainda mais quando fazem essa pergunta na presença dela.

Mesmo aparecendo o reflexo, sempre tiramos fotos dela com os óculos e também pedimos que na escola façam dessa forma. Porque pensamos que se pedirmos para tirar os óculos, ela entenderá que não fica bem com eles e tudo que incentivamos e ensinamos cai por terra.

Esses pequenos cuidados, fazem com que ela se sinta feliz como é. O maior desejo dela é que a bebê também precise. Diz que será "as irmãs lindas de óculos".

Espero que essas pequenas dicas ajudem vocês.

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário