04 maio 2016

Atividades para ajudar seu filho na fase da alfabetização

Todo pai pode e deve ajudar a criar um ambiente alfabetizador para seu filho.

Não quer dizer que você vai interferir na maneira que a escola está ensinando, mas incentivar nesse período tão importante para as crianças.

Primeiro tenha em mente que não é adequado pressionar ou forçar seu filho à alguma atividade. O que você propor deve ser algo prazeroso, descontraído. Algo que ele participe sem perceber que está estudando.

Segundo, lembre-se que cada criança tem seu tempo. Se alguns colegas já sabem ler e escrever e seu filho ainda não. Aguarde! Ele terá o seu tempo. 

Se achar que está demorando, converse com a professora e coordenadora da escola sobre como pode ajudar, mas não o pressione em casa.

Trago, hoje, 5 dicas de como estimular seu filho de forma divertida.

1- Preparar receitas com a criança - Mostrar as medidas, os ingredientes... ajuda tanto na construção do conhecimento matemático, como leitura e escrita. 

A Míriam diz que vai ser chef de cozinha. Com isso, aproveito para fazermos receitas simples juntas. Dei um caderno para ela e assim, ela escreve as receitas. Ela diz que é para saber as receitas quando tiver o seu próprio restaurante.



2- Ler histórias - Ler sempre é o melhor estímulo. A criança sente desafiada a aprender e ler os próprios livros sozinhas.

3- Ser modelo de leitor - Como incentivar o filho a ler se não lemos? Ter livros, revistas e jornais em casa, estimulam a criança a ser um bom um leitor também. Lembre-se: as crianças aprendem mais com os exemplos que damos do que aquilo que falamos.

4- Fazer listas de compras - Vai no supermercado? Faça uma lista com seu filho. Porém, sem correções, pressões. Elogie os avanços! Se a criança perguntar se está certo, elogie primeiro, depois mostre como é a escrita correta.

5- Aproveite placas da rua - A rua é cheia de material para leitura. Incentive a criança a "ler" as placas de trânsito, propagandas. Faça em forma de brincadeira, adivinhações...

E você? Faz alguma outra coisa diferente? Conta nos comentários!

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário