22 abril 2016

Como ajudar seu filho com o dever de casa

Toda mãe já sabe! Começa os deveres de casa, tarefa dobradas para nós. Mas, até que ponto devemos ajudar/interferir nas atividades de casa? Como devemos ajudar? Devemos corrigir os erros?

Hoje quero falar um pouco como Pedagoga, porém também como faço em casa, como mãe.

1- Demonstre alegria! - A nossa interação, o que falamos, interfere diretamente na relação do nosso filho com o estudo. Se tratamos como algo ruim, apressamos ou até deixamos que faça num lugar sozinho... a criança pode relacionar como algo ruim ou como algo isolador, solitário. 

Separe um tempo, um lugar e demonstre alegria nesse momento. Enfatize os aspectos positivos. Seja, um desenho, um colorido, a letra... o elogio nesse momento é muito importante.

2- Dê liberdade! - Leia o enunciado, verifique se entendeu o que deve ser feito e dê espaço para que ele faça sem sentir-se pressionado. Mas fique acessível para que a criança perceba que se houver dúvida pode recorrer a você. Ah! Quando ler o que tem que ser feito, não induza a resposta. Deixe-o pensar!

3- Deixe errar! - Se você perceber algum erro, não aponte. Pergunte se está tudo certo. Peça que reveja... se mesmo assim não perceber o erro, deixe. É importante para a professora ver o que seu filho precisa melhorar. É papel dela e não seu! Não cobre ou exija demais. Cada criança tem um ritmo. E exigência demais pode deixá-lo frustrado.



A Míriam, minha filha mais velha está no primeiro ano. Por enquanto as atividades tem sido pequenas (apenas uma ou duas folhas) e ela faz com tranquilidade. 

Como está na fase de alfabetização, quando escreve algo errado, pergunto se há algum erro. Caso não perceba, até digo como se escreve corretamente, mas não deixo apagar para assim, a professora verificar as dificuldades ortográficas dela. 

Ela está naquela fase de preguiça de colorir e finalizar as atividades com capricho. Pode parecer algo sem importância, mas incentivo a caprichar nisso também. Isso influencia no que fará futuramente: ter paciência ao finalizar as atividades, a concentração e a ter cuidado com as tarefas que lhe são expostas.

Como são esses momentos de atividades de casa? Conta aí!!!

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto.

Um comentário: