Quando estudamos o desenvolvimento infantil (o que amo estudar) vemos que a fase infantil mais importante é a primeira infância; fase que vai de 0 a 6 anos.
Essa fase é a base para todas as outras que a criança irá passar. Quanto maior a qualidade de vida da criança do nascimento aos 6 anos, seja cognitivamente, no desenvolvimento da linguagem, habilidades motoras, emocionais e até a qualidade da alimentação, a criança terá uma vida com sucesso. Seja nas suas relações sociais, afetivas... Daí um dos motivos da grande importância que tem a educação infantil (assunto para outro post).
O engraçado que ao estudarmos sobre essa fase, sua importância, como estimula-la... parece que são muitos anos para conseguir fazer com nossos filhos tenham êxito. Mas de repente, é só piscar os olhos e deparamos com a nossa filha (a minha no caso) prestes a fazer 7 anos.
Minha filha Míriam com 6 anos e 9 meses
Meu Deus! Como o tempo passou e eu não vi! Claro, que dedicamos à educá-la! Porém, é uma fase tão rápida que se não prestarmos atenção passa desapercebida.
Então, quero dar cincos dicas para que você ajude seu filho a ter uma primeira infância com qualidade:
1- Crie uma rotina desde o nascimento. Inclua tempo para brincar, cantar, contato físico... isso não quer dizer que tem que estimular o tempo todo. Dedicar um tempo de 15, 20 minutos já é ótimo! Vai aumentando o tempo de acordo com a idade
2- Valores, regras, hábitos... deve ser passado desde pequeno. Não adianta você dizer a um adolescente que é cedo para namorar, se não foi conversado sobre isso na infância e ainda brinca dizendo a famosa frase: "Tem algum namoradinho na escola?"
3- Não esqueça que as crianças aprendem mais com as atitudes do que palavras. Não adianta ensinar algo e praticar outra coisa.
4- Tenha consciência que ninguém nasce sabendo ser pai ou mãe. As vezes erramos tentando acertar. Em caso de dúvida, converse com alguém que confie e/ou tenha mais experiência que você.
5- Educar dá trabalho, mas tudo que é feito com paciência e amor tem valor e traz resultados grandiosos!
Espero que essas dicas ajudem vocês!
Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário