28 março 2016

Livros para bebês

Você sabia que a leitura deve estar presente na vida da criança antes mesmo dela nascer? Quando está na barriga da mamãe ele capta as vibrações, entonações das palavras. Além de trazer proximidade da criança com o mundo externo e sua família.

Após nascer a criança ainda não entende o significado das palavras, mas a entonação, melodia que são ditas as palavras a cativa.

Imagem tirada do Pinterest


A partir dos quatro meses já pode ser associado à estímulos visuais e também ao manusear os livros ajuda na coordenação (ao virar as páginas), na interação com palavras e figuras, concentração (o tempo varia de criança para criança)... 

Enfim, livro é importante seja qual fase nossas crianças estão. 

Livros sensoriais, com várias texturas, ajudam nas habilidades motoras e cognitivas. Há livros para todas as idades. Vale observar qual atende a fase que seu filho está.

Imagem tirada do Pinterest

Para escolher os livros mais adequados para bebês, procure livros coloridos, com imagens ou fotografias que demonstram situações nítidas.

Escolha livros com poucas palavras, versos e rimas engraçadas e previsíveis. Após várias leituras, a criança saberá repetir a leitura (quando estiver iniciando a fala).

De material resistente e/ou lavável. Cartão grosso, pano ou plastificado (que pode ser usado no banho também).


Qual livro você gosta de ler para seu bebê ou filho pequeno?

Se ficou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que terei o maior prazer em responder. Se não souber, prometo pesquisar e assim, a gente aprende junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário