11 março 2016

Antes e Depois de Ser Mãe - Minha história

Como disse no post de volta do blog, um dos temas que quero falar é sobre maternidade. Quem depois de ser mãe não gosta de falar dos filhos, compartilhar erros e acertos...

Por isso, a partir de hoje vamos ter por aqui a série “Antes e depois de ser mãe”. História de mães contando sua experiência com a gravidez, parto, o que mudou após ser mãe, o que melhorou, o que ficou ruim, como tem sido essa experiência, dúvidas, medos...

Acho que toda mãe se pergunta se todas as mães pensam e tiveram/tem a mesma experiência. 

Iniciando essa série quero contar um pouco sobre minha experiência com a maternidade.

Sempre soube que seria mãe. Desde pequena sempre sonhei em ser. Tinha em minha mente:"quando crescer quero ser professora, (bem) casada e com dois filhos".

Com 28/29 anos, terminando a faculdade, eu e meu marido resolvemos engravidar. Foram 10 meses de tentativa. Hoje parece pouco, mas na época uma eternidade! A gravidez foi tranquila, apesar de ter hipertensão gestacional. A Míriam, nossa primeira filha, chegou com 37 semanas, num parto super rápido e tranquilo. 

Quando a Míriam nasceu, tivemos o grande susto dela ter nascido com pé torto congênito. Tive medo dela sofrer, ser discriminada, não andar... tudo passou na minha cabeça em segundos... graças a Deus, hoje, corre, pula de um lado pro outro... mas foi uma fase difícil. Imagina colocar gesso em um bebê de 6 dias; cirurgia com 2 meses... chorei muito, sofri muito, mas vencemos. 

Uma vez, meu marido disse que fui muito forte nessa situação toda. Não achava! Falei que não era forte. Chorava muito! E ele, sabiamente disse que "Chorar não é fraqueza, é ter sentimento! Ser forte e conseguir passar por situações difíceis na vida!". Achei lindo ele dizer isso! E levo comigo sempre!

Eu com a Míriam com 4 meses


Passados 5 anos da primeira gravidez decidimos que estava na hora de ter outro filho. Desejava ter outra menina, mas deixava nas mãos de Deus o que seria melhor. Apenas pedia que viesse com saúde! Engravidei após 5 meses de tentativa. Dessa vez, estava mais tranquila! acho que na segunda tentativa ficamos mais tranquilos. Sabemos que podemos engravidar... foi bem menos estressante!

A Cecília, nossa segunda filha, nasceu com 39 semanas, de parto normal. Como o primeiro, foi bem rápido. Senti a primeira contração às 7 horas, cheguei no hospital às 10 horas e ganhei as 11 horas.

Eu com a Cecília com 4 meses

É um desafio ser mãe de duas. Saber controlar a rotina para dar atenção que cada uma precisa, cuidar da casa, marido... muitos desafios.... mas estou feliz! Sempre lembro daquela menina de 8 anos que sonhava em ser professora, casada, com dois filhos!

Sou grata a Deus pela família que ele me deu. Tudo não sai perfeito todos os dias. Tem dia que acho que devia ter tido mais paciência em alguma situação, ter sido menos rígida... cada dia a gente aprende mais a ser melhor, a ser mãe.

Meu nome é Luciana Pires Alvim
Sou mãe da Míriam e da Cecília. Míriam com 6 anos e Cecília com 5 meses
Meu parto foi normal (todos os dois)
O que mudou depois que me tornei mãe - Tudo mudou! A tolerância, a vontade de ser uma pessoa melhor, maior paciência, prioridades o sentimento do que é amor de verdade, deixar de ser tão rígida com as situações, com as pessoas...
O que continuou igual depois que me tornei mãe - Igual é difícil. Mas muitas tem medo que atrapalhe o casamento e digo que melhorou. Nos amamos mais, nos tornamos mais cúmplices, parceiros em favor delas e de nós mesmo.
Meu maior medo como mãe - É não ter saúde para educa-las ou elas não terem saúde. Outras circunstancias da vida como: sofrimento, dor, decepção... infelizmente são situações que inevitavelmente irão passar e ajudarão no crescimento delas.
Minha maior alegria como mãe - Quando elas sorriem! Só de ver a alegria delas me sinto a pessoa mais feliz que existe!
O que faço para driblar a correria do dia-a-dia para não esquecer que antes de mãe sou mulher - escrevo tudo que tenho que fazer na semana. Tudo mesmo! Assim consigo me organizar deixando tempo para cuidar de mim e tempo com o marido!

Se quiser também contribuir com essa série vai ser uma alegria! Me manda um email contando sua história: luciana.piresalvim@gmail.com

3 comentários:

  1. Que lindo depoimento Lu! Você, com certeza, é uma mãe sensacional! Parabéns pela linda família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camila!!!! Estou esperando o seu, hein? bjos

      Excluir
  2. Que lindo depoimento Lu! Você, com certeza, é uma mãe sensacional! Parabéns pela linda família.

    ResponderExcluir